Os principais cuidados para o calor carioca

O verão no Rio de Janeiro é sinônimo de Sol escaldante, praias lotadas e turistas ao redor de toda a cidade. Mas, as altas temperaturas também podem representar um grande desafio para manter a saúde e bem-estar em dia.  

A cidade maravilhosa é conhecida por suas temperaturas elevadas durante o todo o ano, mas, em especial no verão, o tempo pode ficar ainda mais seco e quente, levando suas temperaturas a ultrapassarem os 35 graus facilmente. Esse calor intenso já é uma marca registrada (inclusive, em casos recentes, a sensação térmica da cidade chegou a quase 60º), mas também pode representar riscos à saúde, como desidratação, insolação e exaustão pelo calor. 

Entender esses pontos é o pontapé inicial para aprender a como lidar com essas condições, sendo essencial para desfrutar plenamente do que a estação tem a oferecer. 

Confira abaixo algumas dicas sobre como manter uma rotina saudável e se proteger neste calor. Além disso, separamos também indicações alimentares para te ajudar a se manter saudável neste calor. 

Começando pelo básico… 

1) Hidrate-se! 

Considerado por muitos especialistas o cuidado mais importante de todos, a atenção com a hidratação é fundamental em situações de calor intenso.  

Se possível, tenha sempre em mãos uma garrafa de água, especialmente quando estiver ao ar livre.  

Caso prefira, é possível se manter hidrato através de frutas, sucos e outros alimentos ricos em água. Confira aqui quais são essas outras maneiras. 

Importante! Em momentos prévios a atividades físicas, sobretudo com o calor, a hidratação é ainda mais crucial. Caso venha a praticar algum exercício, hidrate-se ainda mais, de preferência, antes, durante e depois da atividade. 

2) Protetor solar é essencial 

Outro ponto indispensável em dias de calor é uma boa proteção solar. Ainda que o Sol esteja mais fraco ou com tempo nublado, ter uma rotina de proteção com a pele é de grande importância. 

O ideal é aplicar o protetor, apropriado para seu tipo de pele, de maneira generosa e sempre que possível retocar a aplicação. 

Caso não saiba qual é o protetor mais indicado para sua pele, consulte o dermatologista de sua confiança. 

Durante o exercício físico, também é importante estar protegido do Sol, principalmente em atividades ao ar livre. 

3) A sua roupa também importa 

Uma grande aliada que podemos ter em dias quentes são nossas vestimentas. A melhor opção para dias de calor são roupas leves e claras, que acabam refletindo a luz solar.  

Nesses casos, os tecidos naturais são os mais aconselhados, sendo assim, opte por peças feitas por algodão ou linho, por serem materiais mais respiráveis, permitindo uma melhor circulação. 

Atenção! Não são indicadas para essas temperaturas, roupas de cores escuras, que acabam absorvendo mais calor, e feita a partir de tecidos sintéticos como poliéster, poliamida e viscose. 

Para práticas de atividades físicas, existem peças que possuem proteção solar, garantido maior segurança ao decorrer do exercício. Optar por roupas leves, como tecidos em dry-fit, nessas situações é importante, pois permitem uma transpiração mais fluida e uma circulação maior de ar no corpo. 

4) Atividades físicas em horários estratégicos  

Ter uma rotina de exercícios é muito importante para manter a saúde em dia, mas o horário no qual essas atividades são praticadas também é fundamental. 

O mais indicado por especialistas é realizar exercícios ao ar livre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando o sol está menos intenso. 

Quer saber quais são as atividades mais indicadas para o verão? Clique aqui 

Como resistir a beleza das praias cariocas no calor? 

Se você quer curtir um dia de praia com a proteção adequada, ter uma sombra e uma barraca é a principal dica. 

Uma vez que a temperatura aumenta, a frequência em que você toma banho de mar ou usa o famoso chuveirão também deve aumentar. Assim você garante que sua temperatura corporal se mantenha equilibrada. 

Assim como os horários adequados, sua praia também deve ter hora marcada.  

Para curtir com segurança as praias cariocas, evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Essas são as horas mais intensas e com maior incidência de aos raios solares prejudiciais à pele. 

Lembre-se: se você fizer uso das nossas dicas de cuidados básicos, aliados as dicas especiais de praia, sua ida as belas praias cariocas serão muito mais seguras. 

Quais são os melhores alimentos para o calor?  

O calor exige atenção redobrada com a alimentação e com sua rotina de hidratação, pois, em temperaturas mais altas, o corpo pode perder mais líquidos e sais minerais, além do metabolismo basal ficar mais lento. 

Pensando nisso, separamos alguns alimentos ricos em líquidos que podem ser importantes nesse verão. 

 

Como deve ser meu prato? 

No verão é importante escolher alimentos mais leves e refrescantes, com alto teor de água. Existem algumas opções capazes de tornar as refeições mais adequadas à estação, proporcionando saciedade e atuando na reposição de nutrientes perdidos. 

Estão entre os mais indicados para o calor do verão: 

Vegetais: alface, agrião, cenoura, pepino, tomate, abobrinha. 

Carboidratos: batata-doce, mandioca, quinoa. 

Proteínas: grão-de-bico, frango, peixes e outras carnes com pouca gordura. 

Vai um docinho para sua sobremesa?  

As frutas são ideais para o calor, pois apresentam diversas opções ricas em líquidos. Confira algumas alternativas saudáveis que possuem ampla quantidade de água em sua composição. 

  • Melão (93% de líquido): hidrata e também possui baixo teor de calorias.
  • Melancia (92,5% de líquido): além da baixa quantidade de calorias e é naturalmente adocicada e pode ser uma alternativa para fazer suco 
  • Mamão papaia (88,7% de líquido): fonte de vitaminas A e C, é muito conhecido por seu efeito laxante. 
  • Laranja (87,6% de líquido): uma das principais fontes de vitamina C, auxilia também no processo de digestão. Para isso, deve ser consumida inteira, com o bagaço. 
  • Abacaxi (87% de líquido): assim como a laranja, é rico em vitamina C e auxilia na digestão. 

 

O que devo beber no verão? 

Além da tradicional e mundialmente conhecida, água mineral, existem outras opções de líquidos que podem ajudar na hidratação em temperaturas quentes. 

Água de coco: é uma excelente alternativa para reforçar a hidratação e ainda potencializar o consumo de sais minerais, que em costumam ter maior perda no verão. 

Chás: em sua maioria, os chás são hidratantes. Opte pelas opções sem cafeína, como camomila e hortelã, ou chás de frutas. 

Sucos de frutas: os sucos feitos em casa são ideais para a estação. Lembre-se de evitar suas versões industrializadas, pois, em sua maioria, possuem alta adição de açúcares.  

Sopas e caldos: apesar de controversos em um primeiro momento, são ótimos para hidratar e fornecem diversos nutrientes importantes. Para o verão, faça as versões frias. 

Além das opções listadas, é importante ter o acompanhamento de profissional médico para obter uma dieta saudável e equilibrada. Só ele pode passar uma rotina de alimentação adequada para as suas necessidades.