Dicas para quem quer se exercitar em praias do Rio de Janeiro

As praias cariocas são um grande cartão-postal da cidade, mas, além de pegar um Sol e do banho de mar, as areias do Rio de Janeiro podem ser um bom local para quem deseja colocar a saúde em dia, aliando um cenário bonito com a prática de atividades físicas para o bem-estar.

Muitos moradores já têm o costume de praticar exercícios em praia. E se você ainda não faz isso, está perdendo uma super oportunidade. Pensando nisso, separamos 7 motivos para você começar agora a se exercitar nas areias das praias do Rio. 

  • Estimula a queima calórica; 
  • Ajuda no combate da ansiedade e depressão; 
  • Melhora o condicionamento físico; 
  • Diminui o risco de lesões; 
  • Fortalece os músculos; 
  • Previne doenças, principalmente as cardiovasculares; 
  • Motiva a prática do exercício regularmente por conta da paisagem. 

 

Mas qual tipo de treino devo fazer na praia?

Agora, que você já sabe os benefícios dos exercícios feitos nas areias, selecionamos 8 modalidades que podem ser interessantes para os iniciantes dessa prática. 

 

  • HIIT: para quem quer suar muito no calor carioca. 
  • Vôlei de praia: para quem gosta de atividades em grupo. 
  • Beach Tennis: atividade que é a sensação do momento nas praias do rio. 
  • Futevôlei: para quem quer fazer um esporte tipicamente carioca. 
  • Stand Up Paddle: para se exercitar enquanto se refresca na água. 
  • Frescobol: para curtir com uma companhia à beira-mar. 
  • Corrida: para quem quer aproveitar a vista enquanto mexe o corpo. 
  • Yoga: com aula gratuita do Mude 1 Hábito no Arpoador.   

E quais as 5 principais praias para se exercitar no Rio?

Praia do Flamengo: 

Apesar de não ser a mais requisitada para banho de mar, a praia do Flamengo tem uma alta procura devido sua proximidade com o Aterro.  

É um local ótimo para esportes praticados exclusivamente na areia como: Beach Tennis, Futevôlei e Vôlei de Praia. Além de ter uma vista linda para dar aquela corrida. 

Praia de Botafogo:  

Assim como seu vizinho Flamengo, não é a melhor praia para banho, mas concentra muitos adeptos de Futevôlei e Beach Workout. 

Além disso, é comum ver pessoas correndo ou pedalando de bicicleta em sua orla. 

Praia de Copacabana: 

Ainda que seja própria para banho na maior parte do tempo, é importante observar as condições do mar no dia que deseja ir nessa praia. 

Com grande foco no turismo, Copacabana também recebe muitos adeptos de treinos funcionais (como o HIIT), Beach Tennis e Stand up Paddle. Nas areias desta praia, também é possível ver várias pessoas jogando Futevôlei. Vôlei de Praia e Frescobol. 

Praia de Ipanema: 

Uma das queridinhas cariocas. É uma praia muito requisitada por banhista e adeptos ao esporte. 

Nela, você encontra um pouco de tudo, desde praticantes de Stand Up Paddle, até Yoga. 

Praia da Barra da Tijuca: 

Quer fugir das praias da Zona Sul? A praia da Barra pode ser uma opção para você! 

Localizada na Zona Oeste, é uma das principais praias da região e, como em Ipanema, é uma praia que você encontra pessoas realizando uma ampla variedade de modalidades.  

Além das atividades já mencionadas, há uma grande concentração de praticantes de Windsurf, principalmente nas proximidades da Praia do Pepê, que é uma faixa específica da Praia da Barra. 

 

E aí, vamos mudar 1 hábito? 

Pronto para se exercitar em um cenário tipicamente carioca? Então comece agora a colocar esse hábito saudável na sua rotina. É mais que se exercitar. É melhorar a sua saúde e qualidade de vida. 

Ah, e não se esqueça. Se for se exercitar durante o dia, se proteja do Sol usando protetor solar, óculos de sol e bonés, ou viseiras. 

E se você ainda não conhece o movimento Mude 1 Hábito, da Unimed-Rio, clique aqui e veja todas as atividades gratuitas que oferecemos em alguns pontos da cidade do Rio