3 trilhas leves no Rio de Janeiro para curtir a natureza e cuidar da saúde
Seja no Verão, ou em qualquer outra estação do ano, o Rio de Janeiro tem diversas paisagens e lugares para curtir a natureza e ainda colocar a saúde em dia. Pensando nisso, separamos 3 dicas de trilhas leves no Rio de Janeiro.
Como diz a música: “Moro, num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Assim é o Brasil, um país reconhecido pelas belezas naturais e diversas, como o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, tem uma extensão de 3.953 hectares de Mata Atlântica.
O Brasil tem uma natureza única. Por essa razão, passeios como trilhas e parques não são somente lazer, mas também educação, sustentabilidade e uma ótima oportunidade para colocar hábitos saudáveis em dia. 🤗
A combinação entre natureza e cotidiano
O Rio de Janeiro está cercado por belezas naturais. É muito comum associarmos o contato com a natureza, como ir à praia e cachoeiras, como uma atividade de entretenimento. Contudo, esse contato pode fazer parte da nossa rotina e trazer muitos outros benefícios para você e para a sua família.
Conversamos sobre o assunto com nosso professor do Mude 1 Hábito, Thiago Ferreira, ou Thi, como gosta de ser chamado. Coach e profissional de educação física, ele falou como a prática da caminhada ajuda o corpo e a mente daqueles que fazem o exercício:
“Fazer uma caminhada já é considerado uma atividade física, e os benefícios são imensos, como, por exemplo, melhorar a circulação, diminuir o risco de doenças do coração, reduzir e controlar o diabetes, ajudar no controle do peso, além, é claro, de promover o bem-estar mental.”
Curtindo ao ar livre e gerando hábitos saudáveis com as trilhas do Rio de Janeiro
Praticar atividades ao livre é uma ótima forma de trazer bem-estar para o corpo. Além de ser uma atividade física, fazer exercícios ao ar livre também age no equilíbrio emocional. Doenças como ansiedade, estresse e depressão despertaram a necessidade de cuidar da saúde da mente, e essas atividades ajudam a elevar a autoestima e a disposição.
O contato com o sol faz o corpo absorver vitamina D, que é importante para a prevenção de doenças, como câncer, transtornos psicológicos e neurológicos. Sem contar que é de graça, ou seja, ninguém tem desculpa para não praticar. 😏
Além disso, a preocupação com o futuro do meio ambiente fez muitas pessoas repensarem sua relação com a natureza. Tornou-se urgente mudar a forma como lidamos com os recursos naturais, pois tudo isso afeta as mudanças climáticas.
A conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a preservação da natureza é um aprendizado que deve começar desde cedo. Os passeios ecológicos podem ser o primeiro passo. Portanto, as trilhas são alternativas saudáveis, prazerosas e educativas para todas as idades.
Agora que você já sabe a importância de se aproximar da natureza e como as trilhas podem gerar hábitos saudáveis, vamos falar sobre dica boa? O Thi, nosso professor do Mude 1 Hábito, selecionou 3 trilhas no Rio de Janeiro para fazer em família ou com os amigos!
3 trilhas leves no Rio de Janeiro para aproveitar com a família!
Se você mora no Rio de Janeiro, ou se tem viagem marcada para a Cidade Maravilhosa, precisa aproveitar tudo o que ela oferece. As trilhas são como patrimônios culturais da cidade do Rio e fazem parte do lazer carioca.
1- Trilha da Pedra Bonita 🌳🍃
Passeio perfeito para um domingo, a trilha da Pedra Bonita é ótima para quem está começando. Ela fica próximo de São Conrado e da famosa Pedra da Gávea.
A entrada abre às 8h e o acesso pode ser feito de carro até a rampa de voo livre, mas o local possui um número limitado de 20 vagas de estacionamento, então é melhor ir de Uber ou Táxi. Depois é pé no chão e muito verde para chegar à deslumbrante vista da Praia de São Conrado, do Morro Dois Irmãos, da Pedra da Gávea, da Barra da Tijuca e da Floresta da Tijuca.
⏰A duração é de cerca de 40 minutos e é simplesmente imperdível!
2- Trilha da Pedra do Telégrafo 🌳🍃
Essa é para contemplar as lindas praias da Zona Oeste da cidade do topo da Pedra do Telégrafo. São cerca de 50 minutos de caminhada nesta trilha carioca.
O trajeto começa na Praia Grande, em Barra de Guaratiba, e leva até a famosa Pedra do Telégrafo, de onde é possível aproveitar as belas paisagens de um lado pouco explorado da Cidade Maravilhosa.
3- Trilha do Morro da Urca 🌳🍃
Essa trilha fica em um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, o Morro da Urca, que é a primeira parada do Bondinho do Pão de Açúcar.
A trilha da Urca é uma alternativa para quem quer conhecer o ponto turístico de um jeito um pouquinho diferente. A subida rápida, e levemente íngreme, tem cerca de 40 minutos de duração.
A trilha começa na Pista Cláudio Coutinho e dá acesso gratuito ao Morro da Urca. Uma oportunidade única para contemplar o encontro entre o mar e a cidade.
Nosso professor, Thiago Ferreira, reforça: “Eu super-recomendo a trilha do Morro da Urca. Ela é pequena e a vista é linda.”
O que você não pode esquecer na hora de fazer essas trilhas do Rio de Janeiro!
E aí, gostou das dicas do Thi sobre as opções de trilhas para se fazer no Rio de Janeiro? Então que tal fazer um programa diferente neste final de semana ou nas próximas férias?
Trilhas e caminhadas são exercícios que requerem atenção. Por isso, fique atento às dicas de segurança e cuidado:
✅ Use roupas leves e sapatos confortáveis;
✅ Beba muita água e mantenha-se hidratado;
✅ Leve repelente;
✅ Use sempre protetor solar;
✅ Não force seu corpo, caminhe no seu tempo e disposição.
Fique por dentro das nossas novidades! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos e dicas sobre saúde, bem-estar, alimentação e muito mais.
*As dicas foram dadas pelo Thi Ferreira (@thi.coach), coach de treino funcional e bodyweight (CREF: 017192-G/RJ). O conteúdo foi revisado pelo professor de educação física e carioca da gema, Thiago Souto (CREF: 4389-G/RJ).