Os 13 melhores lugares para se andar de bicicleta no Rio de Janeiro

vista do final de tarde com passeio de bicicleta

O Rio de Janeiro, conhecido por suas praias deslumbrantes, pontos turísticos marcantes e uma atmosfera única, oferece cenários perfeitos para os amantes de ciclismo. A cidade maravilhosa não encanta apenas com sua beleza natural, mas também se revela como um paraíso para os ciclistas, proporcionando inúmeras oportunidades para explorar, exercitar-se e desfrutar da vida ao ar livre. 

Separamos os motivos e principais locais para você curtir as paisagens cariocas enquanto anda de bike.  

✅ Paisagens Deslumbrantes:

A cidade oferece diferentes locais, considerados cartões-postais, que podem ser o destino da sua pedalada. 

✅ Ciclovias Disponíveis:

O Rio de Janeiro investe em infraestrutura para ciclistas. Ciclovias e ciclofaixas são comuns no cenário urbano da cidade.  

Além disso, você pode aproveitar os finais de semana ou feriado onde espaços de circulação de carros são fechados para lazer. 

✅ Diferentes Dificuldades:

Os cenários cariocas possibilitam pistas para os mais diferentes adeptos de ciclismo, desde o mais iniciante até o mais profissional. Você encontra de pistas planas a íngremes, da ciclovia padrão até pontos montanhosos.  

✅ Eventos Ciclísticos

Por se tratar de uma das principais capitais brasileiras, a cidade oferece também eventos de ciclismo ao longo do ano. Se você quer um desafio e tem o espírito esportista, pode ser uma boa oportunidade para se testar. 

13 Melhores locais para andar de bike no Rio

ciclovia da praia de copacabana

1- Ciclovia da Praia de Copacabana:

A ciclovia à beira-mar oferece um dos visuais mais icônicos da cidade, a famosa Praia de Copacabana.  

É uma ótima opção para um passeio relaxante com vistas deslumbrantes do oceano. 

Você ainda pode aproveitar para ter um banho de mar ao final do passeio.  

ciclovia da lagoa rodrigo de freitas

2- Ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas:

Uma das ciclovias mais populares do Rio, é a da deslumbrante Lagoa Rodrigo de Freitas. Com um cenário é espetacular, é ideal para quem deseja um programa em família. 

 Dica extra: aproveite o visual da Lagoa ao pôr do sol. 

ciclovia do leblon

3- Ciclovia da Praia do Leblon:

Continuação da ciclovia de Copacabana, a ciclovia da Praia do Leblon também oferece uma rota à beira-mar, passando pelas praias do Leblon e se estendendo até a praia de Ipanema. 

aterro do flamengo

4- Aterro do Flamengo:

O local é um parque público que oferece ciclovias bem pavimentadas e sombreadas, sendo mais uma boa opção para um pedalar com a família.  

 Além disso, proporciona uma vista incrível da Baía de Guanabara, com direito a visual para o aeroporto Santos Dummont na chegada e saída de aviões. 

elevado do joa, ciclovia

5- Estrada do Joá:

Para os ciclistas mais experientes, a Estrada do Joá oferece uma rota um pouco mais desafiadora, com subidas íngremes e descidas emocionantes. Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção e ir acompanhado de um profissional, caso você não tenha experiência. 

 Além disso, é possível ter vistas panorâmicas do oceano, com visuais memoráveis, ao longo do trajeto. 

final de tarde na vista chinesa

6- Trilha da Vista Chinesa:

Outra trilha de montanha, a trilha da Vista Chinesa, culmina no mirante de mesmo nome, localizado no Parque Nacional da Tijuca. 

 Essa trilha oferece uma experiência de ciclismo em meio à floresta tropical. 

parque nacional da floresta da tijuca

7- Parque Nacional da Tijuca:

O maior parque urbano do Brasil, o Parque Nacional da Tijuca, tem várias trilhas, incluindo a Trilha do Pico da Tijuca, a mais alta montanha do Rio. 

 Recomendado para os adeptos de ciclismo de montanha. Se você não tem experiência, vá acompanhado de um profissional. 

vista superior da prainha no recreio

8- Praia do Recreio e Grumari:

Uma opção para quem deseja sair dos grandes e populares centros da cidade, a ciclovia das praias do Recreio e Grumari, é uma rota relaxante com belas praias e opções de paradas para lanches e descanso. 

lagoa de jacarepagua

9- Ciclovia da Lagoa de Jacarepaguá:

Localizada na zona oeste do Rio, esta ciclovia oferece um ambiente tranquilo ao redor da Lagoa de Jacarepaguá, com visual que mescla paisagens naturais e centro urbano. 

 

10- Parque Madureira:

Localizada na zona oeste do Rio, esta ciclovia oferece um ambiente tranquilo ao redor da Lagoa de Jacarepaguá, com visual que mescla paisagens naturais e centro urbano. 

 

vista aerea do parque de deodoro

11- Parque de Deodoro:

Construído para as Olimpiadas de 2016, o Parque de Deodoro possui uma série de trilhas de mountain bike em um ambiente natural, proporcionando uma experiência de ciclismo mais desafiadora. 

ciclovia em deodoro

12- Ilha de Paquetá

Essa ilha costuma ser um refúgio para os ciclistas. Com ruas sem carros e uma atmosfera única, Paquetá é perfeita para pedalar com calma, explorando suas praias, praças e arquitetura histórica.  

 A ilha também tem uma rota ao redor de seu perímetro, proporcionando uma experiência relaxante para os ciclistas. Seu acesso é feito por barcas. 

ciclovia ao redor do estádio do maracana

13- Maracanã:

Um dos pontos mais comuns para os amantes de futebol, o Estádio Mário Filho possui uma faixa ao seu redor para que os amantes de ciclismo e corridas pratiquem atividades em seu dia a dia. 

 Dica extra: fique atento aos dias de jogos. Nesses dias, o entorno do estádio costuma ser interditado horas antes das partidas 

Tá esperando o que para andar de bike pelo Rio? 

Além da beleza física que o Rio oferece aos ciclistas, o exercício regular também é um pilar vital para a saúde física, mental e social.  

Pedalar no Rio de Janeiro não é apenas um exercício, é uma experiência que promove não apenas a saúde individual, mas também contribui para um ambiente mais saudável. 

Para os amantes de ciclismo, as terras cariocas não são apenas parte da cidade, mas também um destino de perfeito onde a paixão pelo esporte se encontra com a beleza natural. 

Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção e ficar atento as sinalizações.