O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dedicada à sensibilização sobre o câncer de mama. Atingindo muitas mulheres globalmente, esse câncer tem como principal forma de prevenção o diagnóstico precoce.
Mas você sabia que ter uma rotina saudável com exercícios e uma boa alimentação também é uma maneira de evitar a doença?
Como surgiu e qual a importância da campanha?
Com início nos anos 90, a iniciativa cresceu e se espalhou pelo mundo. Abraçada por organizações de saúde, empresas e comunidades em todos os lugares, seu objetivo é simples: promover ações com a intenção de ressaltar a importância do diagnóstico precoce, tratamento da doença e incentivando a realização de exames regulares.
Mundialmente, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que esse tipo é responsável por cerca de 2,3 milhões de novos casos e 685.000 mortes por ano em todo o mundo.
A detecção precoce é essencial para o tratamento bem-sucedido, e a mamografia é uma ferramenta fundamental nesse processo. O exame é indispensável nesse sentido e recomendado que seja feito regularmente para mulheres a partir dos 40 anos.
Mais do que isso, o Outubro Rosa promove a ideia de as mulheres conhecerem seus próprios corpos, para que possam identificar quaisquer alterações suspeitas. Diagnosticado em estágios iniciais, as chances do tratamento vitorioso são muito maiores.
Você sabia?
A realização de exames periódicos não é a única forma de prevenção do câncer de mama. Além das consultas, a prevenção está também atrelada ao bem-estar físico e mental
SAÚDE MENTAL
É de extrema importância que mulheres que enfrentam esse tipo de câncer estejam bem apoiadas no aspecto psicológico, afinal o aspecto emocional da jornada é muitas vezes tão desafiador quanto o tratamento médico.
O apoio familiar, de amigos e até de pessoas que já vivenciaram essa experiência é fundamental para a cura.
SAÚDE FÍSICA
1. Redução dos níveis de estrogênio:
A atividade física ajuda a controlar os níveis de estrogênio no corpo. Altos níveis de estrogênio estão associados a um maior risco de câncer de mama. O exercício regular auxilia na regulação hormonal, o que acaba diminuindo esse risco.
2. Controle de peso:
A obesidade é um fator de risco conhecido para o câncer de mama. O exercício regular ajuda a manter um peso corporal saudável, reduzindo assim o risco da doença.
3. Melhoria do sistema imunológico:
A atividade física regular fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais capaz de combater células cancerosas em potencial.
4. Redução do estresse:
O exercício é uma excelente maneira de aliviar o estresse, que pode afetar negativamente a saúde em geral, incluindo o de câncer.
5. Melhoria da saúde cardiovascular:
A atividade física reduz o risco de doenças cardíacas, e mulheres com boa saúde cardiovascular tendem a ter menor chance de desenvolver o câncer de mama.
6. Promoção do bem-estar mental:
O exercício libera endorfinas, que promovem o bem-estar mental. Isso pode reduzir a probabilidade de comportamentos prejudiciais à saúde, como consumo excessivo de álcool ou tabagismo, que estão relacionados ao câncer de mama.
A recomendação da Organização Mental da Saúde (OMS) é que adultos entre 18 e 64 anos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana, ou seja, 30 minutos por dia, 5x por semana.
Lembre-se!
Comece devagar e lembre-se de procurar um profissional para respeitar suas limitações. Inclua caminhadas, natação, corrida, ioga ou qualquer atividade que eleve a frequência cardíaca e promova a transpiração em sua rotina.
Outubro Rosa no Mude1Hábito
Ao longo da semana de 23 a 28 de outubro, o time de Mude1Hábito irá promover uma ação voltada para a causa do Outubro Rosa. Confira como funcionará:
É mais que uma aula.
É o ato de gentileza em prol da cura.
Enfrentar o tratamento contra o câncer é uma estrada dura a percorrer, mas o apoio de pessoas torna esse caminho um pouco menos desgastante.
Inspirado pelo ONG Girls Love Mail, A Unimed-Rio em parceria com a Oncoclinicas e Hospital Marcos Moraes, uniram forças para apoiar aqueles que lutam contra a doença.
Os alunos receberão postais e terão a oportunidade de escrever mensagens de esperança, que serão posteriormente enviadas aos destinatários, seja via Correios ou entregue em mãos, pelos parceiros, aos pacientes em tratamento.
Veja abaixo quais são as aulas participantes.
Participe:
Quer saber mais sobre nossas aulas e modalidades?
Não deixe o tempo passar! Levante-se do sofá e vem mudar 1 hábito com a gente.