5 motivos para você ter uma rotina com exercícios físicos

Uma pesquisa, feita esse ano pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgou que 52% dos brasileiros não praticam ou fazem raramente alguma atividade física em sua rotina. Nesse levantamento foram entrevistadas cerca de 2.050 pessoas, maiores de 16 anos. 

Os dados da pesquisa ligam um sinal de alerta para quem não se exercita rotineiramente, já que, em comparação com dados da pesquisa do ano anterior, 72% das pessoas que praticavam exercícios físicos com frequência não apresentaram problemas de saúde nos últimos 12 meses. 

Pensando nos resultados da pesquisa do Sesi, listamos 5 motivos pelos quais você deve praticar atividades físicas em sua rotina. 

1 - Reduz o risco de doenças cardiovasculares

A prática de exercícios estimula o trabalho cardíaco e melhora o fluxo sanguíneo.  

Caso contrário, o sedentarismo favorece o acúmulo de gordura próxima a regiões dos vasos sanguíneos. Assim a passagem de sangue é dificultada, possibilitando o risco de doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e trombose. 

menina sorrindo tomando chá

2 - Aumenta a imunidade

As atividades físicas tendem a fortalecer o seu sistema imunológico como um todo. 

 Dessa forma, você se torna menos propenso a ter doenças como gripes e resfriados, melhorando o seu dia a dia. 

menina dormindo bem

3 - Melhora o sono

O exercício físico reduz o risco de insônia, já que essa prática controla os ciclos circadianos, uma espécie de relógio biológico que temos em nosso organismo.  

Lembre-se! O recomendado por especialistas são 8 horas de sono por dia.  

avós brincando com os netos

4 - Prolonga a vida

Um estudo do Instituto Cooper, de Dallas, comprovou que a prática de atividades físicas está relacionada a uma vida mais longa e saudável. Dessa forma, se exercitar pode aumentar a sua expectativa de vida 

casal sorrindo

5 - Gera bem-estar e melhora quadros de ansiedade

Ter atividades físicas em sua rotina aumenta a produção de endorfina, popularmente conhecido como hormônio da felicidade.  

A produção desse hormônio, além de gerar uma maior sensação de bem-estar, pode auxiliar em quadros de ansiedade.