5 dicas para manter uma alimentação saudável no dia a dia

Ter uma alimentação saudável diariamente é uma dificuldade para muita gente. A agitação diária muitas vezes nos leva a optar por refeições rápidas e pouco nutritivas, seja para quem está na rua ou para quem costuma pedir delivery. E aí, se identificou?

Mas e se você tivesse a possibilidade de sempre ter à disposição uma refeição ou lanche saudável e gostoso, preparado previamente em casa? 

As conhecidas “marmitas” são ótimas opções para melhorar a alimentação no dia a dia. Inclusive, já fizemos vários vídeo sobre o tema no Primeiro Passo, nosso canal de vídeos no youtube com dicas de receitas saudáveis! 

Muita gente reclama que não tem criatividade, nem tempo para fazer suas refeições, então preparamos algumas dicas simples para ajudar você a mudar esse hábito e preparar mais refeições em casa! 

1 – Consumir mais frutas e legumes para ter saciedade

Sabia que algumas frutas e legumes específicos podem trazer mais sensação de saciedade para a sua rotina? Algumas opções são: 

🍎 🍊 🍌 🍉 🍇 🍓
Frutas:

– Abacaxi
– Morango
– Laranja   

🥬 🥒 🌶 🫑 🌽 🥕
Legumes:

– Abobrinha
– Cenoura
– Pepino 

Com elas, você vai sentir menos fome ao longo do dia, evitando dar aquelas beliscadinhas em lanches menos saudáveis. 

2 – Use temperos naturais

Temperos naturais, como alho, cebolinha e açafrão, são uma excelente alternativa para fugir dos condimentos artificiais, que não trazem o mesmo valor nutricional. Além disso, eles deixam a comida bem mais saborosa e muitos deles têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e melhoram a sua digestão. 

3 – Substitua a fritura

Parece clichê falar, mas quando falamos de cozinha saudável é essencial substituir os alimentos fritos. Mas se você tem dificuldade, comece diminuindo a quantidade de óleo na hora de preparar a sua comida. Além disso, outras alternativas que podem te trazer maior bem-estar são assar no forno ou usar a air fyer. Ambas as opções comprometem menos a sua saúde e ainda conseguem entregar refeições super saborosas. 

4 – Diversifique seus alimentos entre as refeições

Uma boa dica para trazer mais sabor para sua marmita é diversificar os alimentos no dia a dia.  

Um bom exemplo pode ocorrer com as proteínas. Ao invés de recorrer a somente uma fonte de proteína, faça pequenas quantidades de opções variadas, como: carne, peixe e frango. Dessa forma, você sempre terá diferentes escolhas para ir alternando entre uma refeição e outra. 

5 – Use a técnica do branqueamento

O branqueamento é uma técnica culinária em que os alimentos são brevemente cozidos em água fervente e, em seguida, imersos em água gelada para interromper o cozimento. Essa técnica é utilizada para preservar a cor, textura e nutrientes dos alimentos. 

Não é uma técnica para conservar os alimentos a longo prazo, mas sim uma etapa preparatória que ajuda a preservar a qualidade dos alimentos antes de serem armazenados ou processados de outras maneiras. 

Vídeos com dicas práticas de alimentação saudável

Com essas dicas, você vai perceber que é possível ter mais sabor de forma prática para sua marmita do dia a dia. 

Lembre-se: para manter uma dieta equilibrada, procure um especialista. Ele poderá montar um plano alimentar exclusivo para você e suas necessidades 

Quer saber mais dicas sobre alimentação saudável? Conheça o Primeiro Passo! 

O Primeiro Passo é um canal no Youtube da Unimed-Rio. Nele, trazemos receitas rápidas, práticas e saudáveis buscando melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossos inscritos. 

Quer saber mais sobre como montar marmitas saudáveis? As nutricionistas Thaisa Leal e Marina Morais ensinam!