Beach Workout: motivos para praticar exercícios na praia

Imagine um dia de sol, o pé na areia, ao fundo o som das ondas e no horizonte o mar azul. Delícia, não é mesmo? Seja para relaxar, dar um mergulho ou até para realizar exercícios na praia. Esse cenário é bom para qualquer momento, mas você sabia que existe uma modalidade específica de exercícios conhecida como Beach Workout? 🏖️

Isso mesmo! 

Essa modalidade já mudou a rotina de treinamento de muitos cariocas, que começaram a se exercitar ao ar livre, em contato com a praia. Claro que o Beach Workout não é apenas um queridinho dos cariocas, afinal, são mais de 7 mil quilômetros de litoral no Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. O que não vai faltar é praia para você aproveitar a natureza e cuidar da sua saúde!

Telmo Lima, professor de Beach Workout no projeto Mude 1 Hábito, define o conceito e a finalidade do exercícios para gente:

“O Beach Workout é uma atividade que busca o balanço ideal do corpo, trabalhando de forma integrada a agilidade, a força, a resistência física e o estímulo cardio pulmonar. Tudo isso tendo como cenário a Praia.”

Vamos entender um pouco mais sobre a modalidade e desvendar os seus benefícios. Bora mudar 1 hábito?

Benefícios de se exercitar na praia 🏝️

Além da incrível vantagem de curtir o visual enquanto se exercita, treinamentos físicos na praia podem ser até 60% mais intensos do que na academia, sendo essa a principal vantagem desta atividade. O contato com a areia gera um obstáculo natural, exigindo  que o corpo trabalhe ainda mais. Por isso, realizar atividades físicas na praia é uma ótima opção para quem está buscando ganhar mais resistência, fôlego, força e, porque não, um bronze. (Só não esqueça o protetor solar!)

A prática de exercícios na praia pode variar entre caminhada, corrida ou uma série de atividades funcionais, basta escolher a que mais agrada. Dependendo do objetivo, algumas práticas são mais eficientes do que outras.

Num geral, segundo o professor Telmo Lima, se exercitar à beira-mar proporciona melhora de taxas como:

              ✔️ gasto calórico
             ✔️ estabilização da glicose
             ✔️ equilíbrio da pressão arterial

Outros benefícios de praticar exercício ao ar livre

Não é só pelo fato de dar um novo ar à rotina de exercícios que treinar na praia se torna uma ótima alternativa. Muitos profissionais recomendam lugares externos para malhar por alguns outros benefícios, como obtenção de vitamina D, concentração e, até mesmo, pela gratuidade. 

O primeiro benefício é o mais óbvio: a mudança de rotina. A dinâmica do lugar aberto, que se mistura com a cidade, faz com que cada dia seja uma chance de viver e experimentar momentos diferentes. Isso tira um pouco o peso da rotina diária de exercícios. Quando os exercícios são feitos ao ar livre ou na praia, no caso do Beach Workout, inconscientemente o cérebro se condiciona à excitação pela possibilidade do inesperado e torna a atividade física mais atrativa.

Aula de Beach Workout do projeto Mude 1 Hábito, da Unimed-Rio, em parceria com o app Mude.

Telmo Lima, nosso professor de Beach Workout, falou não só sobre os benefícios físicos, mas também os emocionais:

“Hoje, com a correria dos grandes centros urbanos, procuramos cada vez mais usar a natureza como válvula de escape para aliviar alguns males, como o estresse e a ansiedade, por exemplo. Com isso, a atividade no meio natural provém diversos benefícios, como: equilíbrio físico e emocional, qualidade de vida e bem-estar são alguns deles, trazendo benefício para nossa saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A atividade ao ar livre e o contato direto com a natureza influenciam diretamente na melhora da consciência corporal, equilibrando a taxa de serotonina, que atua diretamente no sistema nervoso, ajudando a regular funções como humor,apetite, sono, ritmo cardíaco e ansiedade, por exemplo.”

Outra grande vantagem é a obtenção de Vitamina D pela exposição sadia ao Sol ☀️, quando as atividades são praticadas na parte do dia. Essa vitamina é uma fonte de nutrientes importante para o corpo humano, que ajuda no fortalecimento dos ossos e das articulações. Além disso, tomar Sol também aumenta a produção de endorfina pelo cérebro. Conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina é um “antidepressivo natural” que ajuda a regular as emoções e aliviar as tensões. 

Por fim, se exercitar ao ar livre faz você desenvolver a concentração. Da mesma forma como a variedade do ambiente traz muitas novidades, ela também traz muitas distrações. É natural que você precise estar mais focado para conseguir praticar os exercícios corretamente. Nessa busca por encontrar o equilíbrio entre apreciar a paisagem e se exercitar com exatidão, sua mente desenvolve uma habilidade muito útil para o dia a dia. É um desafio e tanto que você acaba adquirindo sem nem perceber, combo dois em um. 

Quais exercícios praticar na areia da praia?🤔

Como já citamos neste artigo, são muitas as opções para quem está buscando se exercitar na areia da praia. O Beach Workout funciona com diferentes tipos de exercícios, como:

       ✔️ caminhada
      ✔️ corrida
      ✔️ exercícios funcionais, com ou sem equipamentos

A corrida, por exemplo, é ótima para perder peso, enquanto treinamentos com cones e obstáculos ajudam com respiração e equilíbrio. Para escolher, procure ponderar suas preferências e o que você está  buscando para o seu bem-estar.

Seja caminhada, corrida ou exercícios funcionais, a chave está na prática recorrente e continuada. A  melhor vantagem de se exercitar na praia é que ela é gratuita e de livre acesso a qualquer momento. Tanto faz você gostar mais da noite ou do dia, nada impede de realizar a prática de exercício em seu tempo livre.

Se quiser se aventurar nas areias cariocas, a Unimed-Rio oferece aulas gratuitas de Beach Workout no projeto Mude 1 Hábito. Vamos juntos colocar os hábitos em dia?

*Este conteúdo foi aprovado por Telmo Lima (CREF: 032425-G/RJ), coach de Beach Workout e funcional, além de certificado em HIIT intervalado e treinador de alta intensidade no RPM.