As cores dos alimentos: seus benefícios e significados

Você já parou para analisar as cores dos alimentos? Já se perguntou por que determinado alimento é de uma cor específica? E já pensou como isso pode influenciar na sua saúde? Está na hora de começar a fazer esses questionamentos.🤨

Provavelmente você já escutou, de algum especialista, que uma dieta bem colorida é a chave para uma alimentação saudável, porém, mesmo sabendo disso, você acaba consumindo sempre os mesmos alimentos sem se dar conta. 

Existe uma razão para cada alimento ter a sua cor. Cada uma delas se refere a um nutriente específico e a falta de uma cor específica na sua alimentação indica a falta de um determinado nutriente para o seu corpo.

“Mas eu preciso comer o arco-íris inteiro?”🌈

Lógico que não, até porque já foi dito aqui que o exagero é inimigo da saúde. O importante é sempre tentar variar o cardápio, colocar algo diferente, que você não está acostumado, e fugir da tentação de comer o mesmo todos os dias e achar que está tudo bem.

O pensamento é simples: quanto maior a variedade de alimentos se alternando no seu cardápio, maior a quantidade de nutrientes você estará absorvendo. Claro que você não é obrigado a comer algo que não gosta, mas conhecendo as cores dos alimentos e os nutrientes associados a essas cores, você vai poder encontrar opções semelhantes para colocar no prato.

Por que os alimentos são coloridos?

Você já deve ter se feito essa pergunta alguma vez na vida. É o mesmo que questionar o porquê de o céu ser azul e a nuvem ser branca. Sempre tem uma resposta.

O alimento tem uma determinada cor para mostrar parte da sua composição nutricional. Dessa forma, sabendo melhor sobre os nutrientes, você consegue entender o que está ingerindo demais e o que falta a ser consumido.

Os significados das cores dos alimentos:

🍓 Alimentos de cor Vermelha

Pare e pense em quantos alimentos vermelhos você já consumiu hoje. Se a resposta foi nenhum, está na hora de mudar o cardápio. O tomate, por exemplo, está sempre presente nas saladas, então não tente mais fugir. Mas você também pode tentar o pimentão vermelho, morango, melancia, framboesa, pimenta vermelha, caqui, entre outros com a mesma coloração.

Por que é tão importante? A coloração vermelha quer dizer que aquele alimento tem licopeno, uma substância antioxidante que combate o envelhecimento e protege o coração. Além disso, essa cor possui vitaminas A e C, complexo B, potássio e cálcio.

🥦 Alimentos de cor Verde

Tem tanto alimento verde que é até difícil escolher um só, não é? Essa coloração é devido à clorofila, que tem como benefícios a proteção do cabelo e da pele, além da desintoxicação das células e até combate a substâncias cancerígenas. Para ficar melhor, o verde é rico em fibras e auxilia na função intestinal. 

Prepare uma salada de folhas verdes, coma mais ervilha, brócolis, chuchu, pepino, abobrinha, abacate, espinafre… Até dá para tomar uma limonada. O verde é tão vasto nas opções que pode ser uma entrada, prato principal, sobremesa ou bebida.

🍙 Alimentos de cor Branca

É um pouco difícil de imaginar um alimento branco, já que o costume é ver uma enorme quantidade de cores em tudo. Mas eles existem e também são muito importantes.

Esses alimentos são ricos em cálcio e potássio, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos ossos, além de evitar o cansaço e as dores musculares. Se os alimentos brancos não estão no seu prato, é melhor colocá-los!

Você pode variar entre arroz, batata, cebola, alho, banana, couve-flor, gergelim, leite e seus derivados. Aposto que você nem imaginava que ingeria tantos alimentos brancos, não é? 

🍞 Alimentos de cor Marrom

Quando você pensa em alimento marrom, o que vem à sua mente? Talvez algum alimento integral? Você não está completamente errado.

Os integrais fazem parte dos alimentos com coloração marrom, mas não são somente eles. Além deles, temos leguminosas, castanhas e nozes, todas ricas em selênio, vitamina E e complexo B, além de, claro, serem fontes de fibras incríveis.

🍍 Alimentos de cor Amarela

Esta cor aqui podemos colocar na parte das sobremesas ou do lanche da tarde. A coloração tem uma grande fonte de vitamina C, ajuda a prevenir resfriados e aumenta a imunidade.

Você pode encontrar esses nutrientes no maracujá, melão, abacaxi e outros, sempre com a polpa amarela. 

🍊 Alimentos de cor Laranja

Esse aqui dá para confundir bastante com o amarelo, mas a coloração laranja também é rica em betacaroteno. 

Já escutou alguém falando que fulano ficou laranja de tanto comer cenoura? É porque o betacaroteno é responsável por manter o bronzeado mais bonito. Além disso, ele dá origem à vitamina A, que faz bem aos olhos, pele, cabelos e unhas.

Você pode encontrar tudo isso no damasco, na abóbora, no mamão e na manga. Não se esqueça de levar algum deles na bolsa quando for pegar aquele bronzeado na praia, vai que dá uma ajudinha.

Corpo e mente protegidos como nunca⚡

Essas foram algumas cores de alimentos e como elas podem atuar no seu corpo. Desse modo, tenha em mente que quanto mais colorida é a sua alimentação, mais protegido está o seu corpo. 

Para completar a alimentação colorida, que tal deixar sua rotina cada vez mais saudável  combinando uma boa alimentação com uma série de exercícios físicos gratuitos?

Com o projeto Mude 1 Hábito, a Unimed-Rio ajuda você a colocar os hábitos em dia, oferecendo atividades físicas gratuitas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Todas as modalidades são acompanhadas por professores capacitados e referência no assunto. Já chegou a hora de mudar, não é?