Treino HIIT: intensidade e praticidade para perder peso

Atualmente, existem milhares de opções de treinamento para quem busca levar uma vida mais saudável. São metodologias distintas para atender a objetivos também diferentes. Uma dessas atividades é o treino HIIT. Você conhece? Sabe quais seus benefícios? Acompanhe pois vamos entender tudo isso!

O HIIT (High Intensity Interval Training), sigla em inglês para Exercício de Alta Intensidade Intervalado, é uma modalidade baseada na prática de exercícios de intensidade contínua em um curto período de tempo. O treino HIIT aumenta o gasto calórico e condiciona o corpo para um novo ritmo de vida.   

Então HIIT é a mesma coisa que treinamento funcional? Não exatamente. Essa é uma dúvida muito comum, mas há algumas diferenças entre eles, e na verdade, eles podem ser complementares.

Nas palavras do professor de HIIT, Fernando Duarte, que ministra nossas aulas junto com a Mude no Maracanã e no Engenhão:

“O HIIT é um treinamento intervalado de alta intensidade, que tem a capacidade de auxiliar na aceleração do metabolismo promovendo diversos benefícios. O hiit pode ser encontrado em diversos estilos de exercício físico. O treinamento funcional, como o próprio nome diz, está relacionado à funcionalidade do corpo humano. Nesse tipo de treinamento  são aprimorados movimentos que realizamos no nosso cotidiano, como sentar, pular, agachar, empurrar, puxar e entre outros.”

Qual o propósito do treino HIIT?

O treinamento HIIT tem o propósito de colocar o corpo para se movimentar em um ritmo de alta intensidade, fazendo com que ele consuma um maior teor de gordura. É justamente por isso que é indicado para quem quer perder peso. Contudo, é importante explicar que tanto o treinamento intervalado de alta intensidade, quanto o treinamento de intensidade moderada, alcançam benefícios parecidos para o corpo. 

Em ambos os exercícios, a redução da gordura corporal acontece. A diferença está no tempo e na forma como esse processo se dá.

Outro ponto fundamental é compreender que o conceito de intensidade varia de um indivíduo para o outro. É por isso que o HIIT deve ser um treinamento personalizado, que leve em consideração essas características. A vantagem é que, ainda assim, o treino pode ser apropriado para qualquer realidade. 

Por ser um treinamento de alta intensidade, segundo o professor Fernando Duarte: “uma das questões a serem respeitadas é o descanso. Dessa maneira é recomendada uma recuperação em torno de 36 a 48 horas para evitar possíveis lesões. Concluímos que o HIIT é recomendado ser feito de 2 a 3 vezes na semana, se possível em dias alternados, vale lembrar que esses dias podem variar de acordo com o indivíduo.”

Como o treino HIIT atua no corpo e quais seus benefícios?

Estamos falando de um treino que exige bastante do organismo, afinal, como o próprio nome diz, é resultado da aplicação de uma alta intensidade de exercício. Logo, é muito importante que, antes de iniciar a prática, a saúde esteja em dia.

É preciso realizar exames médicos para saber se seu corpo está apto a encarar a potência do treinamento. E claro, também é fundamental seguir a orientação de um profissional da educação física para que sua evolução e desenvolvimento sejam acompanhados de perto.

Segundo o professor, Fernando Duarte: o HIIT promove diversos benefícios através da sua prática constante, entre eles podemos citar:

✔️    Aumento do gasto calórico
✔️    Aprimoramento da capacidade respiratória
✔️    Auxilia no ganho de força
✔️    Promove a sensação de bem-estar
✔️    Produz diferentes estímulos ao corpo

Biologicamente, o que acontece com o organismo durante a prática do HIIT é a queima de mais calorias em menos tempo. Primeiramente, os exercícios de alta intensidade usam os carboidratos como fonte de energia, mas, após a queima desses nutrientes, o corpo recorre às gorduras. É isso que leva à perda de peso.

Estudos demonstram que o corpo ainda continua queimando gordura até 24 horas depois do treino. Isso acontece porque o organismo tem um consumo maior de oxigênio após o exercício, acelerando o metabolismo, que, consequentemente, utiliza mais calorias para a manutenção de atividades corriqueiras. Esse efeito tem o nome de EPOC, sigla em inglês para “consumo excessivo de oxigênio após exercício”, e possui diferentes níveis de queima de gordura pósexercício.  

Outro benefício para o organismo é que, como o corpo se adapta a resistir ao treino de alta intensidade, ele se condiciona. Ao se condicionar, o coração também é fortalecido. 

Durante o treinamento, a pessoa alcança picos de alta intensidade, ou seja, alto consumo de energia vindo dos carboidratos e gorduras. E a prática é intercalada com períodos de descanso, que podem ser ativos, de baixo movimento ou passivos, quando o corpo para totalmente. 

Existem contraindicações para o treinamento HIIT?

Como falamos, o HIIT pode ser adaptado à realidade de qualquer pessoa. No entanto, é preciso cautela na elaboração do treinamento e no seu acompanhamento. Os exercícios exigem uma alta performance do organismo, principalmente da frequência cardíaca. Por isso, a atividade pede atenção redobrada para quem está iniciando ou leva uma vida muito sedentária.  

Da mesma maneira, obesos, glicêmicos, tabagistas ou pessoas com outra condição crônica que afeta a resistência devem ser analisados por um profissional para que este possa traçar um treinamento que atenda à resistência de forma individualizada, já que cada uma dessas condições exige uma adaptação apropriada que evite lesões. 

Outro tipo de problema que também exige cuidado são as doenças relacionadas aos ossos ou às articulações. Para estas pessoas, será preciso traçar algumas limitações para os treinos. É por isso que o acompanhamento profissional, em qualquer condição, é indispensável para evitar futuras lesões.

Um combo de benefícios proporcionados pelo treino HIIT! 🤩

O treino HIIT pode proporcionar o emagrecimento, sim. Contudo, não é só por isso que ele tem ganhado muitos adeptos. Trata-se de uma prática que pode ser realizada em qualquer lugar. Assim como os treinamentos funcionais, a rotina de exercícios não requer equipamentos, aparelhos ou ambientes muito elaborados. O esforço está canalizado em tirar proveito do que o corpo por si só tem a oferecer. 

A influenciadora Camila Nunes experimentou um pouco disso, colocando o HIIT na sua rotina junto com uma professora do nosso projeto. Confira:

Por se tratar de uma modalidade de exercícios funcionais, o HIIT também aprimora habilidades cotidianas. Com o avanço dos treinos, você vai notar uma grande mudança em competências como coordenação, equilíbrio e agilidade. 

É importante lembrar que o objetivo principal do HIIT é bastante claro: aumento de gasto calórico. Ele funciona muito bem para quem busca redução de massa gorda. Sendo assim, não necessariamente será preciso mesclar o treinamento com outras modalidades de exercícios. Apesar disso, caso o propósito também seja ganho de massa muscular ou melhora na flexibilidade, será preciso combinar atividades ou até mesmo uma dieta diferenciada. 

No mais, experimente começar seu treinamento com uma sequência de HIIT simples e curta. Ou, você pode começar agendando uma aula gratuita com o professor Fernando Duarte, que faz parte do projeto Mude 1 Hábito, da Unimed-Rio.

Além do HIIT, há também várias outras modalidades para você escolher a que mais se adequa ao seu estilo de vida ou à sua rotina. Confira todas as atividades e locais disponíveis e coloque os seus hábitos em dia hoje! 😉

*Este conteúdo foi aprovado por Fernando Duarte (CREF: 023921-G/RJ), educador físico, coach de HIIT, treinamento funcional e de força da Mude.