O que é mindfulness? Conheça a prática e transforme sua rotina!

Durante o dia, somos impactados por milhares de informações. É uma avalanche de imagens, sons, cheiros, sentimentos, preocupações e responsabilidades. Tudo isso faz com que grande parte dos dados que nossos sentidos passam para o nosso cérebro não sejam levados ao nível do consciente. Parece confuso, não? Mas fica aqui, pois vamos explicar direitinho. 🧐

A verdade é que perdemos uma quantidade imensa de detalhes que passam despercebidos. Trabalhar a concentração e focar a atenção para aquele exato momento em que você está vivendo tem trazido diversos benefícios para a rotina de muitas pessoas que praticam a meditação mindfulness.

Você sabe o que é mindfulness?

Trata-se de um exercício que tem como propósito alcançar um estado de plena atenção aos pequenos detalhes do que está ao redor.

Mindfulness é um termo em inglês cuja tradução é “atenção plena”. É uma prática de meditação que busca quebrar o automatismo da rotina e trabalhar o poder da atenção para perceber particularidades de cada ação. A percepção aguçada é aplicada ao ambiente e tudo o que compõe o cenário naquele momento. No entanto, ela é usada para compreender o comportamento do corpo, a respiração, o movimento dos músculos e as sensações experimentadas.

Um dos principais meios de atingir esse estado de atenção é prestando atenção na respiração.

Segundo Luíza Bittencourt, professora de mindfulness do projeto Mude 1 Hábito:
“A gente usa a respiração natural do nosso corpo como base, porque a respiração é o remédio natural do nosso corpo. Só que não tem efeito colateral, não custa nada e tá sempre com a  gente. Ajuda nessa parte da auto-regulação emocional, de trazer a gente de volta para o presente, para o nosso equilíbrio.”

Ao fazer isso, sua mente se condiciona a perceber melhor como tudo funciona e, por isso, você passa a tomar decisões mais conscientes. Aprendemos a olhar os desafios cotidianos com mais atenção e cuidado. Essa dinâmica nos faz desenvolver maturidade emocional para lidar com as situações mais complicadas a partir de uma sabedoria sobre nós mesmos(as).

Pra que serve o mindfulness e quais os seus benefícios?

É um treino constante de controle da mente, para estar totalmente conectada ao que você está fazendo. Dessa forma, você se torna capaz de entender melhor como seu corpo e sua mente reagem em determinadas situações. Tudo é parte de um estado de treinamento contínuo que leva ao aperfeiçoamento e, consequentemente, ao melhor resultado.

Com o treino regular de mindfulness, você vai perceber evoluções nas respostas a determinados estímulos, tudo integrado a um processo de aprimoramento e assertividade.

Os benefícios dessa prática regular, segundo a professora Luíza Bittencourt, são:

✔️ Redução de estresse e ansiedade

✔️ Melhora o foco e a concentração

✔️ Melhora a criatividade

✔️ Melhora a qualidade do sono

✔️ Alivia dores crônicas

✔️ Traz autorregulação emocional

O ponto de reconhecimento sobre suas reações faz com que você, em vez de tentar mudar certas realidades, ou seja, excluir os fatores de estresse, passe a mudar o modo como você lida com eles. Afinal, há coisas que simplesmente saem do nosso controle, não é mesmo?

Como começar a praticar o mindfulness?

alongamento

Os primeiros passos da prática não precisam ser com horas de meditação em um campo de rosas ao som de água corrente. Você pode começar com atividades cotidianas.

Existem as práticas informais, que são aquelas aplicadas a movimentos comuns, como na hora de se alimentar ou escovar os dentes. Há também as práticas formais, que é quando você realmente reserva alguns minutinhos da rotina para ficar em silêncio, com sua mente entrando no estado integral de meditação.

Veja 7 passos para começar as práticas de "atenção plena":

1. Se você tem problemas em parar e se concentrar, então encontre um lugar que facilite esse movimento. Procure ambientes mais silenciosos onde você sinta-se completamente confortável. Um espaço onde você não se sinta acanhado ou observado é fundamental. É um momento seu com você mesmo(a) e só.

2. Use roupas bem confortáveis e próprias para o local escolhido. Escolha algo bem leve e que não limite seus movimentos.

3. Posicione-se para ficar confortável durante todo o período de prática. Dependendo do local que você escolheu, vale usar colchonete, cobertor ou almofadas que te deixem em uma posição mais relaxada.

4. Você pode manter os olhos abertos ou fechados. No entanto, olhos fechados facilitam a sua concentração, por diminuir a quantidade de informação que chega ao cérebro.

5. Você não precisa estar na postura dos monges para praticar mindfulness. Isso significa que a posição de índio ou de lótus, muito usada para exercícios como yoga, pode ser uma opção, mas não é obrigatória. Você pode estar deitado(a), sentado(a) em uma cadeira, em pé. Só não se esqueça de que é preciso estar bem confortável durante todo o tempo da meditação.

6. Por fim, você escolhe o tempo de meditação, mas para quem está começando, o ideal são 2 ou 3 minutos. É uma forma para que seu cérebro realmente consiga alcançar a plena atenção durante todo o tempo. No início, pode haver dificuldade de se desligar, mesmo que por pouco tempo, contudo, a prática te levará à perfeição. Por isso, faça do mindfulness um novo hábito na sua vida.

7. É importante que você tenha um tempo determinado de prática, para condicionar seu corpo e sua mente a estarem realmente presentes naquele momento.

Feito tudo isso, é hora de trabalhar a mente.

O que refletir durante o mindfulness?

mindfulness-pratica

O princípio básico do mindfulness é atenção plena ao presente, uma vivência minuciosa do agora. Por isso, é preciso se concentrar em tudo o que diz respeito ao instante vivido, observar como tais coisas influenciam você e seu corpo. Mindfulness é um estado de consciência integral, em que você não controla nada, mas percebe e compreende tudo.

Em primeiro lugar, observe os barulhos externos e tente se desligar deles, um a um.

Em seguida, foque no ritmo da sua respiração. Perceba o movimento de inspirar e expirar, visualizando seu peito inflar e murchar. Observe o ar que entra e o ar que sai. 

É normal perder o foco e começar a pensar nos boletos, nos compromissos e em outras situações. Ao perceber que sua mente foi para outro lugar, não se culpe, apenas entenda o que te chamou a atenção e volte a se concentrar na respiração.

Desenvolva a habilidade de manter o tempo todo de prática em completo foco. O sentimento de avanço acontece quando essa habilidade de percepção sobre si mesmo(a) e sobre tudo o que está ao redor torna-se integral e por um período cada vez maior.

Se hoje você começa com 2 minutos, amanhã você pode ficar 10, 15, 20.

E aí? Aceita o desafio de experimentar o mindfulness para levar uma vida mais conectada com você mesmo(a)?😉

Não deixe de conferir as atividades gratuitas do projeto Mude 1 Hábito, incluindo nossa aula de Mindfulness com a professora Luíza Bittencourt ou as aulas de yoga, que podem ser um ótimo complemento para as práticas de “atenção plena”.

icon_social

Além disso, vamos deixar aqui uma live com a nutróloga Thaíssa Leal e Rê Mozzini, professora do nosso projeto, falando sobre formas de desacelerar e lidar com a ansiedade e a insônia: